top of page

SEGUE ABAIXO A LISTA DE DOCENTES E SUAS LINHAS DE PESQUISA PARA ESCOLHA DOS LABORATÓRIOS QUE TENHAM INTERESSE EM REALIZAR O MÓDULO PRÁTICO. ALÉM DISSO, NA FICHA DE INSCRIÇÃO ORDENE AS PREFERÊNCIAS DOS LABORATÓRIOS PELO NOME DO DOCENTE.

 

ADEMILSON PANUNTO CASTELO, Doutor em Imunologia Básica e Aplicada, pesquisador apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, vinculado ao Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Papel do reconhecimento de açúcares na relação parasita-hospedeiro.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/7786123721113841

 

ALEXANDRA IVO DE MEDEIROS, É professor assistente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara-UNESP. Atua na área de Imunologia celular nas seguintes áreas de pesquisa: papel imunomodulador da prostanóides na diferenciação de células Th17 durante o processo de fagocitose de células apoptóticas infectadas, modulação da resposta imune por mediadores lipídicos em infecções pulmonares e potencial imunomodulador de compostos naturais marinhos. 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/8756770929017974

 

BEATRIZ ROSSETTI FERREIRA, Professora doutora do Departamento Materno Infatil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, onde leciona as disciplinas de parasitologia e patologia. Atua nos seguintes temas: imunologia da interação carrapato-hospedeiro, imunidade celular a parasitas e prospecção de antígenos para vacinas através de genômica funcional.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/0727493052155017

 

BENEDITO ANTONIO LOPES DA FONSECA, É professor associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico molecular de dengue e tuberculose, uso da técnica de PCR em virologia com especial atenção à dengue e infecções pelo HIV e HHV-8 (KSHV). 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6675989668929550

 

CLENI MARA MARZOCCHI MACHADO, Professora Doutora do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Biologia dos receptores para IgG (FcgR) nos neutrófilos e sistema complemento, implicações nas funções efetoras destas células em estados fisiológicos e patológicos; “Clearance” de imunocomplexos e ênfase na influência do polimorfismo genético dos FcgR em estados fisiológicos e de auto-imunidade; Modulação da atividade do sistema complemento por ação de hormônios e análogos.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/5522298787542826
 
CRISTINA RIBEIRO DE BARROS CARDOSO, Docente e orientadora credenciada do curso de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e do curso de pós-graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação da resposta imune de mucosas, processos inflamatórios intestinais e de mucosa oral, doença inflamatória intestinal, doença periodontal, imunoendocrinologia.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/0899048830187429

 

DANIELA CARLOS SARTORI, É credenciada como pesquisadora e orientadora pelo Programa em Imunologia Básica e Aplicada. Também atua como pesquisadora colaboradora junto ao Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina/UnB e Laboratório de Imunologia e Embriologia Molecular do CNRS. A linha de pesquisa atual visa identificar e caracterizar os fatores da imunidade inata (receptores/citocinas) envolvidos na indução da resposta celular mediada por linfócitos T no diabetes do tipo 1, a fim de propor novas abordagens de imunointervenção. Em paralelo, pretende-se investigar a importância destes fatores na homeostasia da interface intestinal e no controle das alterações metabólicas e inflamatórias no DM2. Tem experiência na área de Imunologia Celular e Molecular com ênfase na interação parasita-hospedeiro frente às infecções bacterianas e diabetes mellitus, atuando principalmente nos seguintes temas: imunidade inata/adaptativa, inflamação, imunoregulação, citocinas, estresse oxidativo e microbiota intestinal.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2315282418163659

 

DARIO SIMÕES ZAMBONI, Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP). É Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Coordenador da Área de Parasito/Hospedeiro da Sociedade Brasileira de Microbiologia. Atua nas áreas de Microbiologia e Imunologia, com ênfase na Interação Patógeno-Célula Hospedeira e em aspectos da Patogenicdade Microbiana e Imunidade Inata. 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/7377287081749624

 

EDUARDO ANTÔNIO DONADI, Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. HLA e Doenças. HLA em estudos populacionais. Aspectos humorais e celulares em alo transplantes. Sistema calicreína-cininogênio-cinina-cininase em doenças auto-imunes. Pesquisa de anticorpos anti-neuronais em doenças auto-imunes. 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/8778713382135771

 

FABIANI GAI FRANTZ, Professora Doutora do DACTB, FCFRP/USP, Laboratório de Imunologia e Epigenética - LIME. Estudo de disfunções na resposta imune inata em pacientes HIV+: correlação com alterações imunológicas e epigenéticas. Os principais objetivos são: -Determinar biomarcadores relacionados às funções e fenótipo de macrófagos derivados de células do sangue periférico de indivíduos HIV+; - Investigar as alterações epigenéticas induzidas pela infecção por HIV em células da imunidade inata.
Maiores informações: http://www.fcfrp.usp.br/dactb/docentes.php?cod_docente=28

Lattes:http://lattes.cnpq.br/4396034814949684

 

FERNANDO DE QUEIROZ CUNHA, Professor Associado do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.Mecanismos envolvidos na migração de leucócitos para o foco inflamatório. Papel do óxido nítrico nos mecanismos de defesa.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/2869737621338203

 

GERALDO ALEIXO DA SILVA PASSOS JUNIOR, Professor Associado (MS-5) da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, USP. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1D). Linhas de pesquisa: Genômica funcional do sistema imune. Tem experiência na área de genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genômica funcional (análise do transcriptoma) do sistema imune (ontogenia do timo e doenças auto-imunes). Também desenvolve projetos sobre expressão gênica durante a diferenciação celular a partir de células tronco mesenquimais. Para isto, usa a tecnologia dos microarrays (cDNAs e microRNAs) e programas de bioinformática como cluster & tree-view (para o agrupamento hierárquico baseado em assinaturas de expressão gênica), SAM (significance analysis of microarrays) e gene network (redes gênicas).

Lattes:http://lattes.cnpq.br/4764567803713647

 

ISABEL KINNEY FERREIRA DE MIRANDA SANTOS, Professora associada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia,  atuando principalmente no estudo da relação parasita-hospedeiro nas infestações pelos carrapatos, imunomodulação da resposta imune do hospedeiro geneticamente resistente ou suscetível, genoma funcional do carrapato e descoberta de novos antígenos candidatos a vacinas por meio de clonagem de genes de interesse e expressão de proteínas recombinantes, Atua também  no estudo da imunobiologia das infecções por Leishmania chagasi e no desenvolvimento de vacinas para calazar.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/7924892712087772

 

JOÃO SANTANA DA SILVA, Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Modulação de resposta imune na infecção por protozoários e fungos.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/1551316349134426

 

JOSÉ CARLOS FARIA ALVES FILHO, Professor Doutor da FMRP-USP. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia, atuando principalmente no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese e na busca de novos alvos terapeuticos para o tratamento da sepse e de doencas autoimunes.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/1316491658346452

LUCIA HELENA FACCIOLI, Professora Associada do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Farmacêutica de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Estudo da modulação da resposta inflamatória e imune por mediadores lipídicos em infecções por Histoplasma capsulatum e Mycobacterium tuberculosis. Além disso trabalha com a investigação de produtos naturais com atividade antiinflamatória e novas formulações farmacêuticas enfocando sistemas de liberação controlada dos mediadores lipídicos (nanoparticulas).

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6269743468643923

 

LUIZ TADEU MORAES FIGUEIREDO, Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Diagnóstico, epidemiologia e biologia molecular, de diversos agentes virais. Arboviroses (dengue, febre amarela, flaviviroses), herpesviroses (citomegalovirus e HSV), agentes causadores de meningoencelites, vírus transmitidos por carrapatos e hantaviroses.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/3769615284109447

MARIA CAROLINA DE OLIVEIRA RODRIGUES, Médica formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), concluiu residência em reumatologia e adquiriu título de especialista em reumatologia em 2001. Possui mestrado (2006) e doutorado (2010) em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo, ambos na área de transplantes de células-tronco para tratamento de doenças autoimunes. Desde 2013, é professora doutora da Divisão de Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Desenvolve pesquisas na área de terapia celular para doenças auto-imunes e inflamatórias. Responsável por projetos de investigação clínica e mecanismos de ação básicos, relacionados aos transplantes de células tronco para doenças autoimunes: diabetes do tipo 1, esclerose sistêmica, esclerose múltipla, lúpus eritematoso sistêmico e polirradiculopatia crônica desmielinizante (PIDC), entre outras.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4762099940426163

 

THIAGO MATTAR CUNHA, Professor Doutor da FMRP-USP, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental e da Associação Internacional para Estudo da Dor. Consultor de revistas de circulação internacional tais como: British Journal of Pharmacology, Plos One, Journal Leukocyte Biology, Neurobiology of Disease entre outras. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da Inflamação e da Dor, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanismos envolvidos na gênese da dor inflamatória e neuropatica. Mecanismos moleculares envolvidos nos efeitos dos analgésicos. Papel de citocinas e leucócitos nas lesões observadas em doenças inflamatórias.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/0585283327853481

 

VANESSA CARREGARO PEREIRA, Atua principalmente nos seguintes temas:leishmaniose, saliva de insetos hematófagos e artrite reumatóide. Focando em elucidar os mecanismos efetores envolvidos durante a resposta imune à leishmaniose tegumentar e visceral. Nesse sentido, tende-se a investigar o papel de receptores da imunidade inata como os TLRs e de mediadores lipídicos como leucotrienos na indução de respostas efetoras, os quais controlam a infecção causada pelo parasita.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6798580659826522

 

VÂNIA LUIZA DEPERON BONATO, Professora Doutora do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Regulação da resposta imune na tuberculose experimental; e Vacinas de DNA contra tuberculose experimental. Linha de pesquisa desenvolvida no Centro de Pesquisa em Tuberculose.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/1788319183446276

bottom of page